top of page

Semana 10

 

 

De 2 a 8 junho

 

Minha avaliação será relacionada a cada etapa do curso. Em primeiro lugar, avalio o contato inicial com a página do curso, que foi muito instigadora, dando-me muito desejo de participar e aprender nessa modalidade online.

 

INTRODUÇÃO

Achei as instruções muito claras e o leque de opções ou alternativas de desenvolvimento das tarefas um aspecto animador, livrando-me logo do receio de "não dar conta" do recado, ou seja, não conseguir cumprir as tarefas solicitadas.

 

O guião do curso foi um choque para mim. Nunca imaginei que já houvesse tantas ferramentas na internet para usarmos em prol dos processos de ensino-aprendizagem, à disposição do público e gratuitamente. Fiquei feliz e triste por ver que tantos ainda desconhecem essa riqueza e variedade de recursos.

 

Já de cara enfrentei o desafio de fazer um portefólio. Nunca tinha visto um. Foi excelente o recurso de poder ver os dos colegas prontos, para me guiar na elaboração do meu. Então, fui tomar conhecimento do wix, criei conta e me aventurei, fazendo  e publicando esta página.

 

Que mágica! Achei super fácil, mas demorei uns 30 minutos na tarefa. Demorei, mas fiquei satisfeita com o resultado. Agradeço muito aos organizadores, pois já posso criar página para minha escola e para meus colegas.

 

Outro salto para o futuro foi minha apresentação. Conheci o prezi e me aventurei, fazendo o meu primeiro uso deste novo recurso.

 

Como avalio o curso e meu desempenho? Excelente.

 

Não é que vocês conseguiram me orientar e eu consegui entender e fazer sem a presença de vocês tudo que foi solicitado? O curso começou com o pé direito, eu dei o meu primeiro chute a gol e consegui marcar o ponto...

 

Estava tão feliz... abençoei Portugal e os portugueses em todas as conversas que tive com amigos e parentes naquela semana...

 

MODULO I

Este módulo foi simplesmente maravilhoso para mim. Eu aprendi demais. Aquele manual orientador das unidades de ensino estruturado para alunos com PEA foi altamente esclarecedor. Poder inteirar-me da realidade de outro país trouxe riqueza ao meu conhecimento sobre políticas públicas e gestão do atendimento na educação especial. Fiquei preocupada com a situação desse atendimento no meu País e cheguei até a escrever para o ministério da educação do Brasil, pedindo informações sobre a existência de unidades destas em território nacional, mas não obtive resposta.

 

Além de me aprofundar no estudo do tema, aprendi a usar a ferramenta knovio e fiz minha primeira vídeoapresentação usando essa ferramenta e estou ensinando sobre sua existência e uso a meus colegas da escola. Não é fantástico?

 

Como avalio o curso e meu aproveitamento até agora? Excelente.

 

MODULO II

Sinceridade? Este foi o módulo mais denso e menos divertido. Demorei a fazer porque custei a entender a linguagem técnica e a entender do que se tratava. Apenas depois que parei de tentar entender lendo e fui abrindo outros links e acessando vídeos é que vi a importância ENORME da atividade. Comoveu-me a história da portadora de deficiência visual reclamando das dificuldades para navegar na internet por causa dos sites produzidos sem atenção às regras de acessibilidade. Sofro de glaucoma e fiquei apavorada me sentindo no lugar dela, sem conseguir enxergar... Foi horrível. Descobri vários recursos que podem ser úteis até para mim, como a lupa no windows.

 

Não registrei no portefólio nem na página do módulo a atividade outra sugerida, mas eu procurei cumprir para entender do que se tratava e testei vários sites do governo brasileiro, de universidades brasileiras, do ministério da educação e cultura do Brasil, para ver se seguiam as diretrizes estudadas, e percebi que estavam abaixo da média estipulada como padrão ideal. Testei sites de Portugal, do governo e universidades, vendo claramente a diferença, constatando a adequação maior a padrões de acessibilidade.

 

Como faz falta um curso MOOC Intec na vida de um gestor público...

 

Nessa atividade, aprendi a usar o lino e achei fantástico, lamentando não possuir um tablet e uma conta de internet móvel para poder usar o lino como agenda virtual.

 

Um dia chego lá...

 

Se algum dia eu ocupar algum cargo de gestão importante no meu País, com certeza irei procurar amigos em Portugal, para aprender com eles como enfrentam seus problemas e encontram soluções, a fim de adaptar procedimentos para sermos mais eficazes no Brasil.

 

Não ter de enfrentar a barreira da língua para aprender ou ensinar é uma benção e uma vantagem a nosso favor... Sentimos que somos da mesma família e não estrangeiros, não é significativo isso?

 

Prossigo então avaliando o curso como excelente e meu aproveitamento também acima das minhas próprias expectativas, tendo em vista que estremecia sempre ao início da leitura e, ao final, relia, vendo que vocês, sabiamente, deixavam sempre uma alternativa última, mais fácil para iniciantes. Como agradecer a Deus pela vida de vocês? Assim, não nos deixaram frustrados durante o curso, por não darmos conta de fazer alguma das tarefas.

 

Achei isso tão gentil da parte da coordenação do curso... que visão!!!

 

MÓDULO III

Esta atividade era, talvez a mais difícil, pois não achei tema algum sobre o qual eu soubesse desenvolver um plano de aula com base na teoria das inteligências múltiplas. Tive dificuldade de pensar a variedade de estratégias a usar, inclusive de pensar em como adequar para alunos especiais. Acho que é porque eu fui educada no ensino tradicional, e também me vejo ministrando aulas tradicionalmente, com dificuldades de fazer meus alunos aprenderem sem ser lendo, ouvindo e escrevendo.

 

Embora domine os programas do pacote Office, meu conhecimento de informática ainda é modesto, uma vez que não sabia usar essa quantidade enorme de ferramentas que me foram mostradas no curso, que vão, com certeza, me ajudar a desenvolver novas formas de pensar os processos de ensino-aprendizagem.

 

Já conhecia a teoria das inteligências múltiplas, porém, lembrar dela no curso, diante dessa quantidade vasta de recursos, foi altamente esclarecedor quanto à necessidade de mudar nosso modo de planejar aulas. Contudo, ainda que saiba disso, não me sinto por enquanto capaz de usar essas ferramentas de forma satisfatória, precisando de mais um tempo para treinar e adquirir habilidade para mudar minhas práticas ou orientar as práticas de outras colegas professoras ou professores.

 

MÓDULO IV

Foi interessante este módulo, pois achei incrivelmente difícil a alternativa 1. Achei engraçada a alternativa 2, era muito fácil mesmo, mas ao mesmo tempo, e contraditoriamente difícil, definir o que fazer. Ao invés de escolher uma atividade que gosto, tentei descrever com certa dose de humor coisas que gosto de fazer.

 

O mais importante foi interagir com o meu leitor virtual e usar a ferramenta powtoon. Desde o início eu quis usar, mas mexi, mexi, mexi e não saiu nada da  primeira vez. Era introdução,  eu animada com tanta novidade, achei prezi mais fácil de fuçar. Mas fiquei com aquela aguinha na boca, imaginando como seria bolar alguma animação em vídeo com o powtoon.

 

Ia ser frustrante sair do curso sem conseguir. Não deu outra... CONSEGUI! Fiz meu primeiro vídeo usando powtoon e postei no youtube. Me senti um Spielberg da animação...

 

Mas para entender essa coisa da licença não foi fácil, viu? Achei super, hiper complicada a leitura e muito confusa a compreensão sobre como registrar.

 

Até agora não sei se fiz direito e não me sinto capacitada para ensinar sobre isso a alguém.

 

Foi então que me dei conta de que estava diante de um potencial caso explicado pela teoria das inteligências múltiplas. Lembram-se do questionário vark que me orientaram a responder? Ora, pois. Era o momento em que eu bem desejaria ter por perto alguém que me mostrasse como, jogando no lixo manuais, gráficos, diagramas e mesmo vídeos ensinando como fazer. Não me dê um mapa nem aponte caminho: pegue minha mão e me conduza até o lugar em que desejo estar.

 

Bom, mas meu crescimento maior na tarefa se deu na atividade seguinte, qual seja, a de comentar o trabalho de um colega. Escolhi o trabalho de Nuno Correia pois ele havia também usado powtoon e eu fiquei interessada em ver como ele desenvolveu a tarefa e sobre o que. Fiquei comovida ao ver como ele escolheu um tema importante, preocupando-se em instruir como pessoas que enxergam devem melhorar sua forma de tratar e ver pessoas portadoras de deficiência visual.

 

Achei o roteiro simples, puro, afetuoso até. A obra me fez valorizar o autor. Mas, apenas porque era sobre deficiência visual fiquei pensando: onde está o som? Somente aí me dei conta da tarefa de ver se nossa atividade planejada tinha considerado, em seu público virtual, a diversidade desse público, ou seja, haveria algum portador de deficiência visual navegando? Se estivesse, poderia usufruir do trabalho de Nuno? Não.

 

E o meu trabalho? Eu tinha colocado narração nele? Vi que também não. Embora isso comprove o ditado "uso do cachimbo põe a boca torta", pois continuamos a nos esquecer das condições para acessibilidade, o curso me deixou e, provavelmente a todos, mais sensíveis ao problema e mais conscientes da necessidade de pensarmos seriamente na inclusão, respeitando a diversidade do nosso público, projetando, em nossos leitores e ouvintes, a imagem de um público não homogêneo, totalmente variado e desafiador por conta de suas especificidades.

 

Como avalio o curso? Excelente, muito dinâmico, criativo, claro, bem dosado, bem orientado, muito produtivo.

 

Como me avalio no curso? Fui muito dedicada, considerando a quantidade de tarefas que tinha a cumprir da escola e da minha casa, usando ao máximo o tempo que me sobrava. Consegui cumprir tudo e só não fiz mais porque o cansaço da rotina do trabalho e da vida exigiam também um pouco de descanso.

 

O aproveitamento que tive pessoal foi muito grande e já deu para perceber como será multiplicado o conhecimento por mim recebido.

 

Agradeço novamente a vocês pela iniciativa e que Deus continue abençoando aqueles que nos fazem felizes com sua vida e sua capacidade de trabalhar bem.

 

Um abraço do povo amigo do Brasil.

 

 

REFLEXÃO FINAL POSTADA NO BLOG

 

Este curso foi extremamente produtivo para mim e enriquecedor das minhas aprendizagens. Nem sei como agradecer a vocês que trabalharam tão eficazmente para nós.

As atividades foram muito bem planejadas, equacionadas, balanceadas, para viabilizar crescimento dos mais avançados no uso das ferramentas e atender também à inexperiência e não saberes dos iniciantes.

Isso foi para além de inteligente: foi gentil e muito humano. Digo, então, que foi sabedoria mesmo. Também não sobrecarregou a gente em demasia. Sobrecarregou um pouco, mas o possível de se tolerar. As exigências foram justas, creio eu.

Não me sentia cansada, antes ficava animada com o curso. Achei essa estratégia de abrir páginas a cada módulo fantástica. Ficava MORTA de curiosidade, ansiosa para saber o que de surpreendente vocês iam propor para nós.

Chegou a ser engraçado meu contentamento e minha ansiedade também. Meus amigos ficavam curiosos para saber que curso era esse tão falado por mim, que parecia ser muito bom. Eles ficavam me perguntando se o curso era muito caro. Eu ria deles.

Com alegria dizia que era de graça, que tem coisa de graça que é bom de verdade nesse planeta. E dizia ainda que amava o pessoal do curso, pois todos eram tão prestativos e gentis, todos tão preocupados em servir à educação.

Francamente, não tem cabimento fazer um curso desses por fazer. Só se inscreve gente interessada mesmo, envolvida com o trabalho, ciente de seus deveres e comprometida com a comunidade.

Assim, me sinto entre meus pares, gente que gosta de estudar, de conversar, de ajudar, de servir. Me senti em casa e termino o curso com um gostinho de quero mais, pedindo para me comunicarem por email quando tiver outra preciosidade dessas de graça para a gente na internet.

E oro a Deus para honrar vocês, dando-lhes Saúde, Paz, Alegria e Prosperidade em tudo que fizerem, para que a luz de Deus, brilhando sobre vocês, ilumine a todos nós de novo.

Com carinho e gratidão a todos coordenadores e participantes,

Maria José Costa - Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação

bottom of page