top of page

Atividades de 07 a 20 de abril: 

 

Tópico 1 Políticas de inclusão e medidas educativas

 

Atividades 1

 

1. Atividades comuns para todos os participantes:

 

a) Ler e explorar os recursos recomendados.

 

b) Comentário individual no fórum - discussão de tema.

 

2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):

 

a) Selecione um documento de referência, constante dos recursos do módulo 1 (publicações do MEC ou da Agência Europeia) e elabore um esquema, sintetizando os principais aspetos. Poderá utilizar qualquer ferramenta de apresentação ou mapa de conceitos (Bubbl.us; Mindomo; MindMeister; Mind42; Xmind; veja no guião do curso em ferramentas e demos). Submeta o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe nos e-portefólios individuais.

 

b) Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência. Poderá utilizar qualquer ferramenta de timeline (Tiki-Toki, Dipity, Timeglider... veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.

 

c) Produza uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas (Prezi, Slideshare, Knovio, Lino… consulte guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.

 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DO MÓDULO 1

 

Escolhi a letra c) e analisei a inclusão de autistas, lendo e apresentantando medidas educativas de Portugal, como parte de suas políticas de inclusão, a partir do estudo de um documento de referência disponibilizado pelo curso para leitura. Trata-se de uma publicação do Ministério da Educação de Portugal, intitulada Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo - Normas Orientadoras. Também li o Decreto Lei 3/2008, que trata das políticas de inclusão e medidas educativas para alunos portadores de necessidades educativas especiais em Portugal.

 

Escolhi essa temática porque este ano tive meu primeiro contato com alunos autistas na escola pública onde atuo como pedagoga no Brasil e fiquei completamente desnorteada por não saber orientar os professores como trabalhar com alunos autistas e não ter apoio nem suporte adequados para fundamentar e sistematizar intervenções educativas para alunos especiais com esse perfil.

 

Quais são e como funcionam as políticas inclusivas do meu país e no resto do mundo? Que medidas educativas existem e podem ser adotadas para atender com qualidade os alunos portadores de necessidades educativas especiais? No caso do autismo, o que já existe a esse respeito em termos de políticas inclusivas e recomendações de medidas educativas?

 

A partir dessas duas leituras, elaborei uma apresentação em power point, sintetizando essas normas, levantando alguns dados sobre autistas no mundo e traçando um paralelo entre Portugal e Brasil, refletindo sobre os desafios enfrentados, principalmente no Brasil, para realizar com qualidade a inclusão de autistas na escola e na sociedade.

 

Minha compreensão quanto ao problema em outros países, como em Portugal, ficou prejudicada por não entender muito bem como funcionam na prática as unidades de ensino estruturado em Portugal, se as normas orientadoras são adequadas para fundamentar o trabalho, se recursos humanos e materiais são de fato mobilizados para apoiar tais unidades, se atendem aos autistas como planejado, se há equipes para avaliar e ajudar na elaboração do planejamento individual do aluno autista, se as unidades dão conta da demanda e das especificidades desse atendimento, ou seja, o binômio quantidade x qualidade.

 

A apresentação está disponível no seguinte link, para quem quiser ir lá conferir:

 

http://watch.knowledgevision.com/1ee7f0f056c04b93bb611e1b4aec3350

 

Agradeço mais uma vez a equipe organizadora do curso a oportunidade de interagir com vocês e aprender a usar o knovio. Foi a minha primeira vez usando tal ferramenta.

 

Amo vocês Portugueses e ao resto do mundo também (risos).

 

COMENTÁRIO PUBLICADO NA PÁGINA DO MÓDULO 1, NO SITE DO CURSO

 

Olá amigos e amigas. Amei fazer a atividade do módulo 1.

 

Fiz uma apresentação em power point e uma narração de áudio usando knovio, apresentando uma síntese do que entendi sobre as unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo (normas orientadoras).

 

Também li o decreto lei 3/2008, que normatiza a criação dessas unidades. Achei interessante e fiquei cheia de dúvidas, sem entender direito como funciona a inclusão de autistas em Portugal. Assim, na minha apresentação, eu falo da minha realidade e pergunto a vocês como funciona a inclusão de autistas em seu país.

 

Gostaria que ouvissem minha narração e me mandassem comentários e explicações. Estou no google+, seguindo no blog MOOC intec e tem meus dados no meu e-portefólio. Seguem os links para vocês http://watch.knowledgevision.com/1ee7f0f056c04b93bb611e1b4aec3350 O e-portefolio é http://mariajosecosta.wix.com/zezemooc. Estou gostando muito de fazer esse curso, é muito agradável a interação com vocês. Obrigada. Um abraço carinhoso do Brasil

 

AGRADECIMENTOS

 

Agradeço ao pessoal do curso que assim me respondeu:

 

Cara Maria José,

 

Em Portugal, após a saída da legislação de 2008 foram criadas unidades de apoio especializado para a multideficiência (345, este ano) e unidades de ensino estruturado para as perturbações do espetro do autismo (269, este ano) em escolas regulares públicas, para tentar concentrar os alunos com estas problemáticas e oferecer uma melhor resposta às suas necessidades, com recursos adequados. 


Nas UEE/PEA tem-se adotado a metodologia TEACCH - http://teacch.com/ 


Os recursos nunca são suficientes, mas existe uma sensibilização e alguma preparação dos professores que se encontram nestas unidades e que fazem algum enquadramento destas problemáticas junto da comunidade educativa.


É natural que alguns dos colegas neste curso estejam a trabalhar nesta área e possam trocar experiências e contactos mais diretos consigo.

 

RESPOSTA DE AGRADECIMENTO PELAS INFORMAÇÕES PRESTADAS

 

Obrigada pelos esclarecimentos e sua distinta atenção. Seria um prazer e de grande colaboração poder dialogar e trocar experiências com colegas que atuam no atendimento a autistas na escola regular usando esse modelo das UEE/PEA.

Semanas 2 e 3 - políticas de inclusão e medidas educativas para alunos com necessidades educativas especiais

O primeiro módulo tem como finalidade abordar quadros internacionais, europeus e nacionais sobre a inclusão das pessoas com deficiência e as medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal.

 

Módulo 1

bottom of page