top of page

Módulo 4

 

Semana 8 e 9 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis

 

De 19 maio a 01 de junho.

 

O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.

 

Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)

Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:

 

  • Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre  (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

  • Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

 

Fiz um vídeo usando powtoon. Quase ficou bom (risadas). Mas estou aprendendo, e isso é que importa. Depois de perder o medo de usar a ferramenta, é só aprimorar as técnicas, entender como funciona e fazer direito das próximas vezes.

 

O link da atividade é este: https://www.youtube.com/watch?v=4-SQKwjBC_s&rel=0

 

Eu atribuí licença na página do site creative commons e registrei a permissão no site do youtube. Acho que fiz certo, não sei bem avaliar o procedimento, mas apareceu a mensagem avisando os navegantes da internet sobre a concessão de licença.

 

  • Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários desta página. Registe  no  e-portefólio individual.

 

O trabalho de Nuno Correia, disponível em http://needificar.blogspot.com.br/p/modulo-iv.html, trata-se de uma continuidade da atividade  realizada por ele no módulo III. O colega escolheu o powtoon como opção de recurso tecnológico para ensinar como devemos proceder (ou não proceder) no convívio com pessoas portadoras de deficiência visual.

 

Ele cumpriu todas as exigências do curso para a atividade por ele escolhida, fazendo uso de uma ferramenta agradável e divertida, embora pouco conhecida e utilizada pelos educadores, ao menos no Brasil e na região onde vivo. Achei os exemplos do vídeo muito engraçados e o autor conseguiu nos mostrar como realmente enxergamos a vida diferente dos que não enxergam e até chegamos a vê-los como "outras pessoas", causando-nos tanto impacto a visão de um cego caminhando sozinho na rua, que paramos de conversar para o observarmos vencendo os obstáculos à sua volta.

 

Alguns slides tive de ver de novo, para entender melhor a situação descrita, portanto, é claro que a produção de imagens e sua relação com sentidos exige mais experiência e nosso querido amigo Nuno é, como eu, um amador muito esforçado e não um renomado diretor hollywoodiano (risos). Com certeza vai aprimorar o uso da ferramenta e se tornar em breve um expert na elaboração de material em vídeo, para nosso divertimento e aprendizagens.

 

O que eu percebi ao ver o trabalho do Nuno eu não tinha visto no meu. Como ele tratou da deficiência visual, fez um vídeo apenas com imagens, sem narração, ou seja, não pensou na acessibilidade do material para portadores de deficiência visual. Claro que ele está fazendo material para ensinar pessoas que enxergam, mas poderia ter acrescentado narração das imagens, tornando o material mais acessível.

 

Fui rapidamente ver o meu e vi que fiz a mesma coisa. Me esqueci de trabalhar nele o aumento da acessibilidade, sendo esta uma outra grande contribuição desta atividade do módulo, a de comentar o trabalho dos colegas. Ver virtudes e deficiências nos outros e no que produzem na vida é essencial para apurar nossa capacidade de olhar para nós mesmos e ver em que estamos também errando e acertando, rumo à conquista da felicidade.

 

Muito obrigada, Nuno. Achei comovente sua preocupação com os que enxergam pouco ou não enxergam, reveladora de seu caráter bondoso, íntegro, humano, gentil e afetuoso. Precisamos de pessoas assim para povoar a Terra com candura.

 

Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

 

Eu não conhecia os recursos educativos disponíveis na internet, por isso achei o curso MOOC Intec 2014 muito útil e relevante para minha vida profissional. Nunca participei de um curso aberto como este e estou achando extremamente produtivo.

 

Eu usei as ferramentas pela primeira vez no curso, mas já estou ensinando minhas colegas de trabalho a usar as ferramentas que passei a conhecer durante o curso, algumas delas já estão usando, por exemplo, o pinterest e gostando muito.

 

As assessoras da secretaria municipal de educação que visitaram nossa escola não conheciam o knovio e acharam interessante a ferramenta e vão passar essa novidade para o pessoal que trabalha na rede municipal de escolas. Isso significa que o aproveitamento que estou tendo terá efeito multiplicador, como acredito que seja a expectativa dos organizadores deste curso.

 

O potencial de uso é tremendo, permite diversificar as formas de trabalho, os métodos de ensinar e de aprender, divertindo não apenas as crianças, mas prendendo a atenção dos adultos também.

 

Agradeço mais uma vez o pessoal da organização.

 

bottom of page